top of page

UM BREVE PANORAMA

Diariamente, deparamo-nos com inúmeras notícias a respeito de delitos e ações criminosas que impactam a sociedade, muitas vezes, causando grande comoção nacional. São muitos os tipos de delitos, que variam de falsificação de bens e tráfico de drogas até sequestros e homicídios.

 

No entanto, a autoria desses crimes, nem sempre é imediatamente identificada, fazendo com que seja necessário o trabalho de investigação por parte dos órgãos competentes, de peritos criminais, de policiais e promotores de justiça. Neste sentido, existem também inúmeras técnicas e ciências que auxiliam na investigação de crimes, que são as comumente chamadas Ciências Forenses ou Criminalística.
 

O campo de estudos e pesquisas forenses é bastante amplo e multidisciplinar, existindo, por exemplo, as áreas de: Documentoscopia e Grafotécnica, Fotografia Forense, Computação Forense, Psiquiatria Forense, Biologia Forense, Toxicologia Forense, Papiloscopia Forense e Química Forense - sendo esta a que abordaremos com mais profundidade de conteúdos.
 

falhas_laboratoriais_tornam-se_ouro_em_b
depositphotos_172428544-stock-photo-crim
slide 1.jpg
bottom of page