top of page

REVELAÇÃO DE IMPRESSÕES DIGITAIS

São muitos os métodos utilizados pelos cientistas forenses para a elucidação de crimes, sendo que um dos mais clássicos é a análise e identificação de impressões digitais (esse campo forense é mais conhecido como Datiloscopia ou Papiloscopia Criminal).


As impressões digitais, por sua vez, são marcas únicas de cada indivíduo, deixadas por nossos dedos quando tocamos em alguma superfície. 
 

É interessante notar que cada uma das pontas dos dedos possui “altos” – ou papilas dérmicas, que são nervuras e linhas –, que possuem marcas únicas, geralmente em formatos de arcos, redemoinhos ou outras figuras abstratas. 

Tal que ao tocarmos uma superfície, deixamos resíduos de gordura, suor, aminoácidos e proteínas. E são esses resíduos que permitem a obtenção das impressões digitais.

 


As principais técnicas para a “revelação” das impressões digitais são:


→ O método do pó é, ainda hoje, a técnica mais utilizada para a obtenção de impressões digitais, do qual consiste na aplicação de um pó (geralmente, de coloração preta, mas que pode variar conforme a coloração da superfície, de modo a possibilitar uma melhor distinção dessas marcas), com o auxilio de um pincel ou spray de aerossol. No entanto, a técnica com o uso de pincel requer muita habilidade do perito, uma vez que as cerdas do pincel podem danificar as impressões.

 

→ O uso de vapor de iodo consiste na propriedade de sublimação do iodo (ou seja, pela absorção de calor, o iodo em estado sólido passa para o estado de vapor), em que o objeto/superfície que contém a impressão é colocado junto com o iodo sólido, em seguida, o iodo é aquecido e os seus vapores adsorvem nas marcas, revelando as digitais.


→ O uso do nitrato de prata (AgNO3) revela as impressões pela reação com o sal presente no suor (NaCl, cloreto de sódio) deixado pelas marcas, formando um precipitado sobre as impressões digitais: o cloreto de prata (AgCl). 

Por fim, as impressões são coletadas ou fotografadas e submetidas a comparações com as digitais de suspeitos e/ou com as digitais de um banco de dados.

Capturar.PNG
investigação_crime_homicídio_sangue_lupa
hqdefault_editado.jpg

Aprendendo com experimentos:

Você pode adaptar duas das principais técnicas de revelação de digitais e realizá-las em casa:

→ O método do pó: faça o seu próprio pó para revelação digitais macerando finamente carvão para churrasco; em seguida, revele digitais latentes com a aplicação do pó de carvão com o auxílio de um pincel de pintura ou de maquiagem macio.

 

→ O uso de vapor de iodo: coloque o iodo sólido em recipiente de boca pequena, coloque o material (preferível que seja papel) com as digitais que queira revelar dentro do recipiente, tampe-o e deixe até aparecer as digitais (para acelerar o processo, aqueça levemente o recipiente; mas CUIDADO: o vapor de iodo é TÓXICO).

Com esses experimentos, podemos estudar e aprender sobre mudanças de estado físico, interações intermoleculares e processos de adsorção e absorção.

bottom of page